Pular para o conteúdo principal

🌱Major Gomes🌱


Vamos começar os trabalhos com uma planta que é bem conhecida pelas pessoas que consomem PANCS.

Pra quem não sabe e é curioso(a) Panc são plantas alimentícias não convencionais, porque não convencionais? você me pergunta e eu te digo, tem uns matos que aparecem na sua casa, as vezes, do nada, e você simplesmente não sabe nem o que diabos é aquilo, as vezes, eu digo, as vezes, são plantas que podem ser comestíveis, essas são as Pancs  e vamos começar com uma queridinha da galera comedora de Panc, sim como você já bem sabe estou falando da Major Gomes ( se quiserem receitas me digam).

Começando da pergunta que não quer calar, por que se chama Major Gomes?

De acordo com a Embrapa (Empresa brasileira de pesquisa agropecuária), supostamente o nome veio de um sujeito chamado major Manoel Gomes Archer que em 1862 foi recrutado pelo D. Pedro II (comumente chamado por mim de Pedrinho dois) para tentar reverter a crise do abastecimento de água, aí você me pergunta, que é que um, tem a ver com o outro? Bem, aqui esta sua resposta, tem tudo a haver, a crise estava acontecendo por causa do desmatamento da floresta da Tijuca. O Major comandou o replantio da floresta e durante 12 anos foram plantadas por volta de 80 mil mudas e priorizando as espécies nativas da mata atlântica incluindo a querida planta, que pode ser que tenha sido batizada com o seu nome.

Vamos aos aspectos técnicos

Familia: Talinaceae (não é Portulacaceae porque o sistema de classificação mudou, então em alguns lugares vai estar Talinaceae e em outros Portulacaceae).

Nome cientifico: Talinum paniculatum

Nome comum: Major gomes, Beldroega grande, erva gorda, maria gorda (sim existem muitos nomes)


🍃Origem:
continente Americano e naturalizada em outras partes do mundo.

É considerada planta invasora, ornamental, medicinal e alimentícia (se vocês quiserem que eu explique tudinho sobre estes termos me falem nos comentários).

Porte: 30 a 60 cm de altura

Solo: solos úmidos sombrios e presença de matéria orgânica.

Crescimento em: pomares, cafezais, beira de matas e terrenos baldios.

Partes usadas: folhas(alimentícias) e planta inteira (ornamental).

🌿Nutrientes: fonte de ferro, zinco e molibdênio atenção para não ingerir em grandes quantidades, para que a sua saúde não vá embora, tem também selênio e manganês.

 

E é isso, até a próxima!!

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: Plantas para o Futuro: Região Centro-Oeste. Secretaria de Biodiversidade. Brasília, DF: MMA, 2016, 1.160 p.

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Hortaliças não convencionais. Hortaliças tradicionais: Major-Gomes, Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2017, 2 p.

Comentários